Pré-Agendamento

Porque os Exames de Imagem são importantes para a nossa saúde?

Compartilhar notícia no Twitter Compartilhar notícia no Facebook Compartilhar notícia no Linkedin Compartilhar notícia no Whatsapp Compartilhar notícia por e-mail

Os exames de imagem são um dos importantes aliados da medicina para o diagnóstico preciso de doenças, fraturas e condições irregulares do corpo humano.

Esses procedimentos utilizam a tecnologia de aparelhos modernos para a captação de imagens de regiões do corpo que, posteriormente, podem ser analisadas pelo médico especialista, com o objetivo de traçar o melhor tratamento para o paciente.

A utilização de exames de imagem na medicina começou no início do século XX e representou uma gigantesca melhoria nos métodos diagnósticos, que passaram a ser realizados de forma mais segura e menos invasiva.

Desde então, os exames de imagem evoluíram a passos largos e hoje, são acessíveis à boa parte da população. Vale lembrar que para realizar qualquer tipo de exame de imagem é necessária a recomendação de um médico.

Os principais exames de imagem utilizados para diagnósticos de patologias são: raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Cada um deles possui suas indicações de acordo com o que se espera avaliar com o procedimento.

Raio-X

Realizado para detecção de fraturas em ossos ou infecções pulmonares, o raio-X emite radiação como forma de obter imagens internas do corpo humano. Regiões não examinadas devem ser protegidas com um equipamento de chumbo, para bloquear o contato com a radiação. É um procedimento rápido, muito utilizado em hospitais de pronto atendimento.

Ultrassonografia

Funciona por meio de ondas sonoras que ao tocarem no corpo e retornarem são interpretadas pelo aparelho que transmite em forma de imagens. A ultrassonografia é amplamente utilizada para avaliar músculos, veias, artérias e órgãos. Pode identificar tumores, placas de gordura e cálculos renais.

Destaca-se a importância da ultrassonografia em mulheres grávidas, que devem realizar esse exame de imagem ao longo de toda a gestação para verificar a saúde do bebê.

Tomografia Computadorizada

Utiliza técnica semelhante ao do raio-X, porém a emissão de radiação é maior, o que possibilita um ganho na qualidade da resolução das imagens. É indicado para diagnóstico de pequenas lesões no cérebro, em ossos e no coração, assim como detecção de tumores e nódulos.

« Voltar Mais postagens