Multimagem

Facebook Instagram

Exames

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética , é um exame de diagnóstico que produz imagens de alta definição de qualquer parte do corpo humano através da utilização de campo magnético.

Para realização do exame de Ressonância Magnética, o paciente é posicionado no interior de um grande tubo, chamado Magneto, aberto em ambas nas extremidades, que emite ondas de radiofrequência, que serão captados e transformados em imagens por computador. As ondas de radiofrequência utilizadas pela Ressonância Magnética, são semelhantes às ondas de rádio. Não utiliza radiação, é totalmente indolor e não é prejudicial à saúde.

O exame de Ressonância Magnética tem duração entre 15 e 45 minutos, dependendo da região a ser estudada, da utilização ou não do contraste. O paciente deverá vestir roupa adequada, disponibilizada pelo nosso Serviço, e deverá permanecer deitado e imóvel no centro do tubo, pois movimentos impossibilitam a captação de imagens precisas. São disponibilizados protetores para os ouvidos para minimizar os ruídos produzidos pelo equipamento, além de fones de ouvidos com música.

Não se devem utilizar relógios, brincos, colares, correntes, assim como qualquer objeto de metal do seu cabelo ou roupa. É disponibilizado espaço para deixar os objetos trazidos pelo paciente que possam prejudicar o exame ou oferecer risco ao paciente.

A Ressonância Magnética pode não ser recomendada caso você possua algum metal em seu corpo como:

  • Marcapasso, desfibrilador interno.
  • Alguns tipos de “Stents” eendopróteses para tratamento endovascularde aneurismas e
  • estenoses ou oclusões arteriais.
  • Clipes e próteses metálicas, implante coclear ou cateter de Hickman coclear, prótese valvar cardíaca metálica, filtro de veia cava, molas, lentes oculares implantadas, pontos retinais, fios palpebrais, diafragma ou Dispositivo intra-uterino (DIU) de cobre, shunt renal, shunt intraventricular, catéter de Swan-Ganz (termistor).
  • Cateteres, bomba de insulina, aparelho de infusão de droga, derivação ventricular ou medular.
  • Estimulador do crescimento ósseo, neuroestimuladores implantados na coluna espinhal ou no
  • cérebro, bioestimuladores.

A utilização ou presença de qualquer destes dispositivos deve ser informada para os técnicos antes do exame de Ressonância Magnética. A possibilidade de realização do exame deverá ser avaliada pelo médico radiologista em conjunto com o médico solicitante.

Pode haver a necessidade de injeção endovenosa do contraste paramagnético (Gadolíneo), geralmente feita em veia da mão, utilizado em alguns casos para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa substância é segura e não costuma gerar efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes. Não utiliza contraste iodado. Em alguns casos, também pode ser necessária a utilização do butilbrometo de escopolamina (Buscopan®).

Não existe preparo especial para os exames de Ressonância Magnética, devendo-se seguir rigorosamente as orientações dadas no momento da marcação do exame. Em alguns casos, é necessário jejum.

O resultado do exame é liberado geralmente após 3 dias úteis da realização, contendo um laudo médico e filmes.

Procedimentos:

  • Ressonância magnética de abdome total, abdome superior, pelve masculina e feminina, próstata, das vias urinárias.
  • Ressonância magnética do abdome superior para a quantificação do ferro hepático.
  • Colangioressonância, colangiografia por ressonância magnética.
  • Uroressonância magnética.
  • Ressonância magnética do tórax, arcos costais e das mamas.
  • Ressonância magnética do crânio, encéfalo, hipófise, sela túrcica, cerebral, face, pescoço, seios da face, ouvidos, mastóides e ossos temporais.
  • Angioressonância magnética dos vasos cranianos, das artérias cranianas, cervical, das carótidas e vertebrais, dos troncos supra-aórticos, da aorta torácica, dos vasos torácicos, da aorta abdominal, das artérias ilíacas, dos membros superiores e dos membros inferiores, dos vasos mesentéricos, do abdome, das artérias renais, da pelve.
  • Ressonância magnética da coluna vertebral, da coluna cervical, coluna dorsal, coluna lombar, lombossacra, sacro-coccígea, sacral.
  • Ressonância magnética das articulações, dos ombros, dos cotovelos, dos punhos, das mãos, dos dedos, dos quadris, da bacia, dos joelhos, dos tornozelos, dos pés, dos braços, dos antebraços, das coxas, das pernas.
  • Todos os exames podem ser realizados com contraste.